Arrependimento

| 12 de fev. de 2018 | |

"Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento" (Lucas 5:31,32).

"Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:8,9).

Para que Deus possa trabalhar em nós, é necessário o arrependimento. Sem arrependimento não há perdão de pecados. Sem reconhecer que somos pecadores e carecemos da misericórdia de Deus, não há salvação. E isso quem opera em nós é o Espírito Santo: “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16: 7-9).

O que é arrependimento? É a mesma coisa que remorso? É apenas uma tristeza por ter feito algo errado? É necessária mudança? 

Essas são as perguntas que muitas vezes nos fazemos no decorrer da vida. Se eu sou bom (não roubo, não mato, procuro andar na lei, etc) vou me arrepender do quê?

Em primeiro lugar: Existe uma mentira muito grande que circula em nossa cultura: O HOMEM É BOM.

"Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais nosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?" (Mateus 7:9-11)

"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:10-12,23). 

O homem não é bom em sua natureza. Desde a queda de Adão, o homem é escravo do pecado. É por isso que a lei nos alerta para sabermos o que é pecado, mas ela não libertava do pecado. 

“Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem” (Gálatas 3:22). 

“Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Romanos 3:20).

A lei apenas nos fazia conhecer o pecado. Eu não saberia que roubar, matar, mentir, etc. era errado, se a lei não me dissesse isso. É por isso que Deus não cobrou de Abraão quando ele mentiu sobre sua esposa em Gênesis 12:11-20 e 20:1-14. Naquela época ainda a lei não havia sido dada por Moisés. 

Visto que a lei não pode justificar ninguém, e que é somente pela graça que chego ao conhecimento de Cristo e o Espírito Santo me convence do meu pecado, eu preciso mudar de atitude. 

“Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno, vai e não peques mais” (João 8:10,11). 

Jesus não condenou a mulher adúltera, mas exigiu dela uma mudança de comportamento. 

Em segundo e último lugar: É através do arrependimento que nascemos de novo e mudamos nossa mente, nossa forma de pensar. 

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). 

A palavra grega usada aqui para renovação da mente é “metanoia”, que no seu sentido original, significa mudar o próprio pensamento, mudar de ideia. Seria a mudança do que um indivíduo está vivenciando para um novo modo de viver.

Tudo isso está ligado pelo cordão do arrependimento. Então concluímos que, o arrependimento não é apenas ficar triste por feito algo errado. Ele exige mudança de atitude. É através dessa nova forma de pensar, que Deus nos revela a sua vontade, e o melhor lugar para se estar, é no centro da vontade de Deus. 

Através da graça que nos é dada, o Espírito Santo nos convence de nossos pecados, reconhecemos nossa natureza caída e miserável, nos arrependemos, voltamo-nos para Cristo, nossa atitude é mudada, nossa mente renovada e experimentamos a vontade de Deus para nossas vidas.

Que assim seja, amém.

Gustavo Hoft


0 comentários:

Postar um comentário

* Palavrões, xingamentos e etc. não serão aceitos.
* Comentários com a função Caps Lock ativada não são permitidos.
* É proibido os comentários que não se relacionem com os artigos.
* Pedidos de parceria só pela aba contato.